Chamada Pós-doutorado (PT)
Oportunidades Abertas de Pós-Doutorado em Cibersegurança
(Chamada Aberta)
Buscamos por candidatos que tenham interesse em aprofundar conhecimentos nas áreas de redes de computadores, sistemas distribuídos e segurança de redes e assim atuar no projeto de pesquisa multi-institucional (UFMG, CAIS, IFSC, RNP, USP, UFPE, UNIVALI, CMU/EUA e Sorbonne Université/França) intitulado "MENTORED: Da modelagem à experimentação - predizendo e detectando ataques DDoS e Zero-day". O projeto tem por objetivo geral identificar, modelar e avaliar comportamentos maliciosos associados à IoT de forma a auxiliar na construção de soluções avançadas e coordenadas para possibilitar: prevenção, predição, detecção e mitigação de ataques de DDoS.
Resumo
O projeto MENTORED abre seleção para três (3) vagas a bolsista de pós-doutorado a fim de desenvolver pesquisas relacionadas à detecção, predição e mitigação de ataques de negação de serviço na Internet das Coisas. O(A) candidato(a) precisa ter completado o doutorado há menos de sete anos e possuir um diploma de doutorado em Computação, Engenharias ou equivalentes, relacionado a pelo menos um dos tópicos a seguir: Redes de Computadores, Monitoramento de Redes de Computadores, Segurança em Redes, Internet das Coisas, Sistemas Distribuídos ou ambientes de experimentação (testbed).
O(A) candidato(a) selecionado(a) receberá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 (atualizado em 01 de Março de 2022) por mês para 40 horas/semana mais reserva técnica de 15% do valor anual da bolsa, por ano. Para mais detalhes, veja a página da FAPESP: http://www.fapesp.br/bolsas/pd (Bolsa de Pós-Doutorado vinculada a Projeto Temático).
Mais sobre o projeto
A popularização da Internet e os avanços desta em direção à Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) têm aumentado as expectativas em relação às novas aplicações e serviços em diferentes áreas. Apesar de grandes oportunidades e benefícios, esses avanços na Internet também abrem espaço para grandes ameaças e perigos, alguns até então inexistentes. Em particular, há preocupação em melhorar as proteções contra ataques de Negação de Serviço Distribuído (DDoS) e contra novos ataques que venham surgir como consequência da ampliação da IoT.
As vagas abertas são para atuação ativa do(a) bolsista em um dos pacotes de trabalho descritos a seguir.
-
Pacote de trabalho 1: Monitoramento de tráfego IoT e prevenção de ataques DDoS desempenhando as seguintes atividades: desenvolvimento e planejamento do posicionamento da infraestrutura de monitoração; caracterização de dispositivos IoT e identificação de ataques de personificação; e estudo e proposição de mecanismos de reconfiguração dinâmica de políticas de obediência, além da assistência na escrita de artigos científicos e relatórios, definição de experimentos e análise dos resultados.
-
Pacote de trabalho 3: Detecção de ataques na IoT desempenhando as seguintes atividades: avanço no levantamento da literatura, caracterização do comportamento do ataques em níveis de rede e aplicação, estudo e proposição de mecanismos de detecção para os ambientes IoT, além da assistência na escrita de artigos científicos e relatórios, definição de experimentos e análise dos resultados;
-
Pacote de trabalho 4: Criação de um ambiente experimental para cibersegurança desempenhando as seguintes atividades: avanço do levantamento de outros ambientes experimentais para cibersegurança e entendimento de seu funcionamento, auxílio na orientação de bolsistas nos níveis de doutorado, mestrado e graduação envolvidos no pacote de trabalho 4, assistência na documentação dos avanços do ambiente experimental e na escrita de relatórios e artigos científicos, além de auxílio na definição de experimentos e análise dos resultados.
Das vagas
O bolsista selecionado para o pacote de trabalho 1 deverá residir na cidade de Recife, PE. Os bolsistas selecionados para os pacotes de trabalho 3 e 4 deverão residir na cidade de Belo Horizonte, MG. Os bolsistas devem ter fluência na leitura e na escrita nas línguas portuguesa e inglesa.
-
Bolsista para o pacote de trabalho 1
-
Local de atuação: Centro de Informática da UFPE, Recife - PE
-
Duração: 24 (vinte e quatro) meses e pode ser renovada por mais 12 meses.
-
Supervisão: Prof. José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE) e Prof. Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE)
-
-
Bolsista para o pacote de trabalho 3
-
Local de atuação: Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
-
Duração: 24 (vinte e quatro) meses e pode ser renovada por mais 12 meses.
-
Supervisão: Profa. Michele Nogueira Lima (UFMG) e Prof. Aldri Luiz dos Santos (UFMG)
-
-
Bolsista para o pacote de trabalho 4
-
Local de atuação: Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
-
Duração: 12 (doze) meses.
-
Supervisão: Profa. Michele Nogueira Lima (UFMG), Profa. Michelle Silva Wangham (UNIVALI) e prof. Emerson Ribeiro de Mello (IFSC).
-
Da seleção
O processo de seleção consiste na análise dos documentos de inscrição dos candidatos (primeiro passo) e em uma entrevista via videoconferência com os candidatos selecionados (segundo passo). O resultado do primeiro passo do processo de seleção será informado por e-mail. A entrevista será agendada com cada candidato por e-mail.
Da inscrição
Os candidatos devem enviar sua documentação por e-mail para mentored.project@gmail.com. A documentação necessária para a aplicação é uma carta de apresentação em português ou inglês em que o(a) candidato(a) mostre seu portfólio de projetos nos tópicos propostos para este edital, o Curriculum Vitae acadêmico atualizado e a indicação de dois profissionais de referência (nome, email e telefone) que conheça o candidato e que poderá ser contatado pela equipe do Projeto. As candidaturas podem ser realizadas até que o cargo seja preenchido. Início previsto do bolsista no projeto: 01 de Março de 2023.
Maiores informações
Para maiores informações, por favor, enviar mensagem para mentored.project@gmail.com